sábado, 21 de março de 2015

21 de março - Comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down

Escrito e publicado por Maria Célia Becattini, mãe por opção do Pedrinho Becattini. Os dois se conheceram numa instituição assistencial. A adoção foi oficializada há treze anos. Pedro hoje tem 16.
-21/03/15-BH/MG

Hoje (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.


Sonho é o que nos move na vida e não pode ser tolhido”                                                                                                                           
Sou mãe de um jovem down e consigo ver o seu desenvolvimento sem os padrões impostos, mesmo por que ele desconhece os “rótulos” e tem ânsia em crescer e ser como qualquer outro.
Com uma forma natural que tenho de encarar a síndrome do meu filho, coloco-me no lugar de todos os pais que vivem essa situação e ponho-me a pensar:
O que meu filho espera de mim?
O que é que ele espera de si mesmo?
E então, colocando-me no lugar do meu filho, com a certeza de que nossas almas são gêmeas e que eu o compreendo acima de tudo, respondo a mim mesma - com pretensão:
   -Espero que você não tire os meus sonhos, que não tolha meu futuro. Que sonhe comigo.
   -Espero, também, que me ajude a descobrir as minhas potencialidades, como você faz com seus outros filhos, meus irmãos. Que acredite em mim... que me faça acreditar em mim mesmo. E a partir disso, invista junto, no que tenho de potencial.
   -Exatamente por ser um ser com diferenças é que sou especial, com minhas capacidades e eficiências. Ao descobrir minhas aptidões e trabalhar nelas, é que me torno eficiente. Isso se aplica a qualquer um, a todos.
   -Juntos descobriremos meus talentos, dai basta acreditar, incentivar, estimular, trabalhar, e provarei  com minha garra e perseverança, que meus sonhos serão alcançados - e com certeza, meu sentido maior de vida – dignidade e felicidade!
    -E na medida em que me mostro capaz, inteiro, independente, autônomo, FELIZ E DIGNO, mudarei o olhar da sociedade.
    -Essa será minha conquista maior. Construir uma sociedade que não discrimine, que não segregue, que aceite as diferenças com naturalidade.

Somos SERES HUMANOS e temos o mesmo direito à vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário