segunda-feira, 16 de março de 2015

Filme usa Alzheimer para refletir sobre a perda

Publicado por Maria Célia Becattini



O filme convida o espectador a acompanhar a derrocada da mulher ambiciosa, professora reconhecida internacionalmente e que, a partir de lapsos de memória, é diagnosticada precocemente com algo que jamais poderia supor. Desde a primeira pCom uma caneta marca-texto em punho, à medida que lê uma linha, Alice Howland, a protagonista de Para sempre Alice, faz um traço amarelo para não correr o risco de se repetir. O ato corriqueiro para uma professora acostumada a falar em público é carregado de significados. A insegurança do olhar dela, dividido entre a plateia e a atenção redobrada ao papel, reforça a tensão do momento. Howland fala sobre perder a si mesma em um contexto que até então não imaginava viver.

“A arte de perder não é nenhum mistério. Tantas coisas contêm em si o acidente de perdê-las, que perdê-las não é um desastre. Não sou uma poetisa. Sou uma pessoa vivendo no estágio inicial de Alzheimer. E, assim sendo, estou aprendendo a arte de perder todos os dias”, diz a personagem, sem vitimização.

Essa é uma das tantas cenas delicadas que compõem o filme dirigido pela dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland e que deu à atriz Juliane Moore seu primeiro Oscar. Para sempre Alice abre mão do drama exagerado para falar sobre o que pode haver de incontrolável no curso da vida. No caso, a devastação causada pela doença em uma família obrigada a enfrentar o Alzheimer. O longa é adaptação do livro homônimo da neurocientista Lisa Genova.alestra, quando escapa apenas uma palavra, até os momentos de esquecimento completo, o longa constrói seu arco dramático na relação íntima dessa mulher com ela mesma.

Para sempre Alice não seria a mesma coisa se não tivesse a seu dispor uma Julianne Moore. Há filmes que são feitos para atrizes solarem. Há atrizes, no entanto, que vão além. É o caso de Moore nesse filme. A sensibilidade para o sutil engrandece tanto a obra quanto a intérprete. Para sempre Alice é repleto de sutilezas, mesmo tratando de um tema duro e triste.

A Alice Howland de Julianne Moore não é caricata nem melancólica. É no limiar entre a fragilidade que a doença impõe e a força que a mulher, mãe e professora reúne para seguir adiante que a atriz construiu o papel digno de prêmios.

Mas falar somente de Moore nesse filme é cometer injustiça com o restante do elenco, principalmente com Alec Baldwin e Kristen Stewart. É difícil abordar o Alzheimer sem encarar o impacto que a doença impõe à família. No papel do marido e da filha caçula, Baldwin e Stewart são os que mais bem refletem os conflitos internos dos quais quem está metido nessa situação dificilmente escapa.

Para sempre Alice é um filme de poucas palavras. As situações – principalmente no âmbito familiar – são apresentadas e cada espectador elabora de acordo com sua bagagem e entendimento de mundo. O discurso sobre a perda é o raro momento em que a protagonista de fato compartilha em palavras com o público seu exercício de entendimento.

É quando Alice tem certeza de que o comportamento estranho, a fala confusa mudam não apenas a percepção que os outros têm dela, mas sobretudo a percepção que tem de si mesma também transforma. Torna-se, assim, um explícito ato de resignação. De alguém que recusa ser dura com si própria e luta como pode para fazer parte das coisas. “Para continuar conectada com quem eu fui um dia”.

Fonte: site do Jornal Estado de Minas por Carolina Braga.Este artigo foi publicado na categoria Doenças, Inclusão Social e marcado em Doenças, Inclusão Social. Favorite o link deste post.

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