24 DE OUTUBRO DE 2015
O BRINCAR E A LINGUAGEM
Pontes para ser realmente humano
Rosemeire Laviano
Fonte: www.idwaldorf.com.br – clique e conheça
Inscreva-se em nosso site e receba informações sobre os trabalhos da Biblioteca:
“As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente. A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar… É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto.”
Quando vemos uma criança muitas vezes temos a sensação de estarmos diante de um ser tão simples. Sequer nos damos conta dos processos interiores e exteriores que a criança vive e que determinarão seu desenvolvimento.
Parece que para nós basta que ela cresça.
Para que uma criança se desenvolva de maneira saudável, muitos aspectos devem ser considerados: alimentação, sono, ritmo, afeto e brincar.
Podemos considerar que por um lado, seu desenvolvimento é determinado pelos cuidados e pelo ambiente externo. Por outro lado, em toda criança reside a força de crescer e se desenvolver que fluem de dentro para fora. O brincar possui especialmente esta característica. Através do impulso de brincar a criança descobre o mundo exterior e também se reconhece no mundo.
O mundo exterior é composto de tudo que está ao redor da criança (objetos e natureza) além das pessoas e seres que a
circundam. Através deles e se relacionando com eles a criança aprende. Dois fatores vamos agora considerar nesse processo de aprendizagem: o movimento e a linguagem.
Quando pensamos em uma criança brincando logo nos vem à cabeça que ela está em movimento. Sua essência é volitiva desde a vida intra-uterina e é exatamente de maneira volitiva que a criança vai apreender o mundo através de seus sentidos e se inserir neste mundo como individualidade. Especialmente durante os sete primeiros anos de vida a criança precisa do movimento para se desenvolver corretamente. Para se inserir e lidar corretamente com as leis da natureza ela precisa mover-se.
Neste constante movimento, aparentemente um simples brincar, milhões de processos ocorrem e levam ao amadurecimento dos sistemas neurosensorial, rítmico e motor. Através do pegar, subir, correr, pular, etc, habilidades são conquistadas para o resto da vida tais como definição de dominância lateral, equilíbrio, geografia corporal, orientação espacial, entre tantos outros.
É ao mesmo tempo encontrar a si mesmo e encontrar o mundo, pura descoberta. Do ponto de vista da linguagem o processo de aprendizagem também já se inicia na vida intra-uterina. As reações aos fonemas ouvidos pela criança já podem ser observadas.
O choro, os gritinhos e o balbucio são a linguagem dos bebês. Daí em diante há um mundo repleto de substantivos, adjetivos e verbos que vão se integrando ao vocabulário da criança nesse mesmo processo de apreender o mundo e se inserir nele.
As capacidades de falar, usar a língua materna e se comunicar através da linguagem são essenciais nesta fase, tão desafiadores quanto pular, correr, subir, descer… A progressão natural para essa grande aprendizagem passa por escutar, cantar, falar, desenhar, escrever e depois ler. Precisamos lembrar que o cantar antecede o falar as palavras. Um bebê pode cantarolar imitando. Muitas vezes ao querer um objeto ele aponta para ele fazendo sons que ainda não se constituem em palavras, faz um gesto que já comunica, um rudimento de linguagem.
As estruturas mentais que a criança vai movendo e criando na sua comunicação são as sementes para o desenvolvimento da
capacidade de formular pensamentos e fazer uso da linguagem. Através da linguagem ela poderá denominar, reconhecer, criar, se expressar e estabelecer relações como ser humano. Sentimentos e intenções podem ser comunicados através da habilidade de utilizar e combinar palavras que vivem no mundo ao seu redor.
A grande questão aqui é como ocorre a intersecção entre brincar e linguagem?
A linguagem existe como um ser e a criança, tanto quanto no brincar necessita se mover dentro dela para que a apreenda.
“A linguagem é uma força que modela nossa realidade, assim como a realidade modela a linguagem” – Pearce, Joseph C.
(pág. 135,1992)
Por incrível que pareça, ocorre uma reação muscular automática aos sons dos fonemas que a criança ouve. Ao ouvir uma pessoa falando nós imitamos todos os movimentos por ela produzidos em seu aparelho fonador, inclusive os músculos da laringe, através de micro movimentos em nosso próprio aparelho fonador. Na criança isto ocorre de maneira generalizada, todo seu corpo se move reagindo aos fonemas ouvidos. Toda sua percepção é orientada pelos sons
ouvidos e seus músculos fazem movimentos de reação. Assim, as palavras podem sincronizar a percepção sensorial e os músculos, organizando campos neurais que geram estruturas de conhecimento.
A capacidade de falar é essencialmente humana, cria pontes entre um ser humano e outro. Através mesmo dos fonemas, um campo emocional se cria gerando diferentes reações emocionais e movimentos. As palavras possuem uma força extraordinária pois além de dar nomes às coisas, carregam em si estados emocionais e invocam acontecimentos.
Uma criança bem nutrida de palavras consegue estabelecer um vínculo saudável com o adulto e desenvolve um vocabulário melhor.
Quando uma criança começa a falar reconhece um objeto e o nomeia. Por enquanto ainda é preciso que o objeto esteja diante dela para que se recorde. Depois ela pode começar a pedir e desejar que o objeto apareça, significa que ela já faz memória. Tudo isso é a base para o desenvolvimento do pensar que passa pelas percepções e pela linguagem.
Para a criança pequena pensar é lembrar por meio de imagens. Imaginação e criatividade são a base da aprendizagem pelo uso da linguagem. A palavra e a imagem são parte do mundo e a criança pequena possui a capacidade de criar imagens interiores enquanto brinca.
É comum vermos crianças conversando durante uma brincadeira e muitas vezes ocorre que elas falam sozinhas. Essa necessidade se dá neste processo de percepção, organização do movimento, das palavras, de seus significados e do uso da linguagem que leva à aprendizagem.
A linguagem é a base da inteligência e das relações e seu desenvolvimento passa por estágios, como degraus, até que o ser humano possa abstrair e reconhecer fórmulas matemáticas, físicas e regras gramaticais.
O pensamento concreto antecede o pensamento abstrato. Uma criança antes dos sete anos não necessita nem pode ficar sentada para ser alfabetizada e instruída acerca dos números e das letras. Mais importante do que isso é ela ter a possibilidade de brincar. A consciência fonológica inicia-se neste período, a criança torna-se capaz de repetir, reconhecer, associar, comparar, separar e criar sons (sílabas e fonemas) para depois movê-los e transpô-los. As histórias e brincadeiras cantadas que tanto alegram a infância, cheias de beleza, musicalidade, ritmo, rimas, poesias, trava língua, etc são meios através dos quais a criança adquire a consciência fonológica. Assim brincando, a criança cria habilidades de comunicação através do uso da fala que é característica essencialmente humana.
Os sons criam movimento e dão forma, essa é a tarefa da palavra falada e ouvida, da língua materna e da linguagem na realidade de uma criança que pode ser resumida em brincar. O brincar, pleno de movimento, ativa, movimenta e amplia a capacidade de falar e de organizar pensamentos por meio da fala. O brincar alimenta a linguagem e vice-versa.
Na passagem por estes estágios é necessário nutrir o ser humano, no caso da criança especialmente favorecer o brincar. Os brinquedos eletrônicos e o uso da tecnologia são fatores que dificultam, mecanizam e criam deficiência linguística.
As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente.
A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar… É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto.
O BRINCAR E A LINGUAGEM
Pontes para ser realmente humano
Rosemeire Laviano
Fonte: www.idwaldorf.com.br – clique e conheça
Inscreva-se em nosso site e receba informações sobre os trabalhos da Biblioteca:
“As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente. A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar… É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto.”
Quando vemos uma criança muitas vezes temos a sensação de estarmos diante de um ser tão simples. Sequer nos damos conta dos processos interiores e exteriores que a criança vive e que determinarão seu desenvolvimento.
Parece que para nós basta que ela cresça.
Para que uma criança se desenvolva de maneira saudável, muitos aspectos devem ser considerados: alimentação, sono, ritmo, afeto e brincar.
Podemos considerar que por um lado, seu desenvolvimento é determinado pelos cuidados e pelo ambiente externo. Por outro lado, em toda criança reside a força de crescer e se desenvolver que fluem de dentro para fora. O brincar possui especialmente esta característica. Através do impulso de brincar a criança descobre o mundo exterior e também se reconhece no mundo.
O mundo exterior é composto de tudo que está ao redor da criança (objetos e natureza) além das pessoas e seres que a
circundam. Através deles e se relacionando com eles a criança aprende. Dois fatores vamos agora considerar nesse processo de aprendizagem: o movimento e a linguagem.
Quando pensamos em uma criança brincando logo nos vem à cabeça que ela está em movimento. Sua essência é volitiva desde a vida intra-uterina e é exatamente de maneira volitiva que a criança vai apreender o mundo através de seus sentidos e se inserir neste mundo como individualidade. Especialmente durante os sete primeiros anos de vida a criança precisa do movimento para se desenvolver corretamente. Para se inserir e lidar corretamente com as leis da natureza ela precisa mover-se.
Neste constante movimento, aparentemente um simples brincar, milhões de processos ocorrem e levam ao amadurecimento dos sistemas neurosensorial, rítmico e motor. Através do pegar, subir, correr, pular, etc, habilidades são conquistadas para o resto da vida tais como definição de dominância lateral, equilíbrio, geografia corporal, orientação espacial, entre tantos outros.
É ao mesmo tempo encontrar a si mesmo e encontrar o mundo, pura descoberta. Do ponto de vista da linguagem o processo de aprendizagem também já se inicia na vida intra-uterina. As reações aos fonemas ouvidos pela criança já podem ser observadas.
O choro, os gritinhos e o balbucio são a linguagem dos bebês. Daí em diante há um mundo repleto de substantivos, adjetivos e verbos que vão se integrando ao vocabulário da criança nesse mesmo processo de apreender o mundo e se inserir nele.
As capacidades de falar, usar a língua materna e se comunicar através da linguagem são essenciais nesta fase, tão desafiadores quanto pular, correr, subir, descer… A progressão natural para essa grande aprendizagem passa por escutar, cantar, falar, desenhar, escrever e depois ler. Precisamos lembrar que o cantar antecede o falar as palavras. Um bebê pode cantarolar imitando. Muitas vezes ao querer um objeto ele aponta para ele fazendo sons que ainda não se constituem em palavras, faz um gesto que já comunica, um rudimento de linguagem.
As estruturas mentais que a criança vai movendo e criando na sua comunicação são as sementes para o desenvolvimento da
capacidade de formular pensamentos e fazer uso da linguagem. Através da linguagem ela poderá denominar, reconhecer, criar, se expressar e estabelecer relações como ser humano. Sentimentos e intenções podem ser comunicados através da habilidade de utilizar e combinar palavras que vivem no mundo ao seu redor.
A grande questão aqui é como ocorre a intersecção entre brincar e linguagem?
A linguagem existe como um ser e a criança, tanto quanto no brincar necessita se mover dentro dela para que a apreenda.
“A linguagem é uma força que modela nossa realidade, assim como a realidade modela a linguagem” – Pearce, Joseph C.
(pág. 135,1992)
Por incrível que pareça, ocorre uma reação muscular automática aos sons dos fonemas que a criança ouve. Ao ouvir uma pessoa falando nós imitamos todos os movimentos por ela produzidos em seu aparelho fonador, inclusive os músculos da laringe, através de micro movimentos em nosso próprio aparelho fonador. Na criança isto ocorre de maneira generalizada, todo seu corpo se move reagindo aos fonemas ouvidos. Toda sua percepção é orientada pelos sons
ouvidos e seus músculos fazem movimentos de reação. Assim, as palavras podem sincronizar a percepção sensorial e os músculos, organizando campos neurais que geram estruturas de conhecimento.
A capacidade de falar é essencialmente humana, cria pontes entre um ser humano e outro. Através mesmo dos fonemas, um campo emocional se cria gerando diferentes reações emocionais e movimentos. As palavras possuem uma força extraordinária pois além de dar nomes às coisas, carregam em si estados emocionais e invocam acontecimentos.
Uma criança bem nutrida de palavras consegue estabelecer um vínculo saudável com o adulto e desenvolve um vocabulário melhor.
Quando uma criança começa a falar reconhece um objeto e o nomeia. Por enquanto ainda é preciso que o objeto esteja diante dela para que se recorde. Depois ela pode começar a pedir e desejar que o objeto apareça, significa que ela já faz memória. Tudo isso é a base para o desenvolvimento do pensar que passa pelas percepções e pela linguagem.
Para a criança pequena pensar é lembrar por meio de imagens. Imaginação e criatividade são a base da aprendizagem pelo uso da linguagem. A palavra e a imagem são parte do mundo e a criança pequena possui a capacidade de criar imagens interiores enquanto brinca.
É comum vermos crianças conversando durante uma brincadeira e muitas vezes ocorre que elas falam sozinhas. Essa necessidade se dá neste processo de percepção, organização do movimento, das palavras, de seus significados e do uso da linguagem que leva à aprendizagem.
A linguagem é a base da inteligência e das relações e seu desenvolvimento passa por estágios, como degraus, até que o ser humano possa abstrair e reconhecer fórmulas matemáticas, físicas e regras gramaticais.
O pensamento concreto antecede o pensamento abstrato. Uma criança antes dos sete anos não necessita nem pode ficar sentada para ser alfabetizada e instruída acerca dos números e das letras. Mais importante do que isso é ela ter a possibilidade de brincar. A consciência fonológica inicia-se neste período, a criança torna-se capaz de repetir, reconhecer, associar, comparar, separar e criar sons (sílabas e fonemas) para depois movê-los e transpô-los. As histórias e brincadeiras cantadas que tanto alegram a infância, cheias de beleza, musicalidade, ritmo, rimas, poesias, trava língua, etc são meios através dos quais a criança adquire a consciência fonológica. Assim brincando, a criança cria habilidades de comunicação através do uso da fala que é característica essencialmente humana.
Os sons criam movimento e dão forma, essa é a tarefa da palavra falada e ouvida, da língua materna e da linguagem na realidade de uma criança que pode ser resumida em brincar. O brincar, pleno de movimento, ativa, movimenta e amplia a capacidade de falar e de organizar pensamentos por meio da fala. O brincar alimenta a linguagem e vice-versa.
Na passagem por estes estágios é necessário nutrir o ser humano, no caso da criança especialmente favorecer o brincar. Os brinquedos eletrônicos e o uso da tecnologia são fatores que dificultam, mecanizam e criam deficiência linguística.
As crianças que brincam livremente, que criam suas brincadeiras, que possuem contato diário com a natureza, recebem contato interessado e amoroso dos adultos certamente são mais inteligentes, capazes de não só nomear, mas de perceber, estabelecer relações e interagir no ambiente sensorial e emocional. Enfim perceber a si, o outro e o ambiente.
A natureza programou todas estas etapas com cuidado e elas necessitam de tempo para acontecerem. A primeira infância é tempo de perceber, ouvir canções e histórias, brincar, cantar… É tempo de intenso movimento! Precisamos confiar nas forças que nela atuam, esperar que ela cresça até que tudo esteja amadurecido e pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário