segunda-feira, 14 de abril de 2014

Empresas têm dificuldade em enxergar o cadeirante como profissional capaz


Postado por Maria Célia Becattini
13.04.2014, UOL



Se olharmos superficialmente os avanços nos quesitos de inclusão social e acessibilidade, podemos afirmar que, nos últimos anos, a qualidade de vida dos cadeirantes melhorou significativamente.

De fato, hoje, em qualquer lugar que eu vá, eu encontrarei guias rebaixadas, rampas de acesso e banheiros adaptados, o que não acontecia há cinco anos, por exemplo. Mas a pergunta que eu faço é: será que rampas, guias e banheiros são os únicos benefícios que um cadeirante necessita para ter uma vida digna e satisfatória? Obviamente não.

É curioso como a maioria das pessoas, inclusive alguns cadeirantes, se limita a pensar que nossos problemas se resumem apenas à dificuldade de locomoção e mobilidade.

Mas, na realidade, não é que pensam que nossos problemas são limitados. O fato é que a sociedade, de modo geral, ainda enxerga o cadeirante apenas como alguém com limitações físicas, totalmente dependente de ajuda e piedade de terceiros. E o mais grave: incapaz de ter uma vida profissional, social e afetiva de forma plena.

Mesmo inconscientemente, é difícil para a sociedade entender que uma pessoa com limitações físicas é intelectualmente capaz e possui inteligência suficiente para exercer cargos profissionais de altos níveis hierárquicos, de responsabilidade e influência.

Um exemplo da dificuldade de enxergarem o cadeirante como um profissional de "alto nível" são as vagas oferecidas - na maioria das empresas - pela lei de cotas para deficientes. A lei 8213/91 obriga toda companhia com mais de cem funcionários a reservar de 2% a 5% de suas vagas a pessoas com deficiência.

A lei deveria ser excelente para nós, porém, a obrigação se limita ao preenchimento do quadro empregatício com deficientes, mas não especifica a quais cargos. Desta forma, a maioria das empresas busca apenas cumprir a lei e não faz uma inclusão real.

90% das vagas oferecidas são só para cargos operacionais, cuja exigência intelectual e acadêmica é quase nula. Assim, eu, um cadeirante graduado e pós-graduando, estou cansado de receber oportunidades como faxineiro, ascensorista ou empacotador, sem desrespeito a essas profissões. Para piorar, eu invariavelmente sou cortado de seleções de não cadeirantes justamente por ser cadeirante e já ter "a vantagem" da cota.

Mas essa dificuldade da sociedade em enxergar o cadeirante como profissional capaz é certamente apenas o reflexo da visão geral que predomina no consciente coletivo, em que somos vistos como serem inferiores e incapazes.

Chega a ser constrangedor o fato das pessoas me olharem com um misto de admiração e espanto cada vez que eu vou a um bar ou a uma boate, por exemplo. Invariavelmente, eu ouço "parabéns! Você é um exemplo por estar aqui se divertindo".

Qual a excepcionalidade no fato de um cadeirante ter vida social? Por que o fato de eu ter uma vida normal me faz tão superior se eu sou igual todos e apenas não ando?

Na realidade o fato de me julgarem tão superior mascara o fato de que na verdade me julgam inferior. Este paradoxo pode ser comprovado pela dificuldade de enxergarem o cadeirante como um homem. Homem no sentido afetivo, inclusive. Sabem quantos motéis acessíveis existem na cidade de São Paulo? Um e com apenas uma suíte acessível.

As limitações físicas que eu tenho são irrelevantes perto das limitações que a sociedade me impõe por me achar incapaz e inferior. Eu preciso de algo muito mais importante que rampas para ter uma vida digna: eu preciso de respeito
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário