Postado por Maria Célia Becattini
Interagindo com prazer!
Vencer Autismo
Se quer conseguir o máximo de interação e aprendizagem do seu filho com autismo, aqui ficam as 6 características principais de um ambiente de aprendizagem otimizado.
1) Livre de distrações. Devido às nossas crianças terem desafios ao nível dos sentidos, muitas vezes ficam assoberbadas pelo que vêm, ouvem, cheiram e sentem fisicamente, coisas que você e eu tomamos como certas nas nossas experiências rotineiras. Por isso é fundamental criar um ambiente livre de sobre estimulação sensorial para as nossas crianças. Pinturas na parede (murais), barulhos e outros aspetos que podíamos considerar como básicos no âmbito da aprendizagem neurotípica, tornam-se no contrário para a aprendizagem dos nossos miúdos. Retire esses elementos e as nossas crianças poderão interagir CONNOSCO.
2) Livre De Batalhas De Controlo. Este é outro elemento fundamental. Para as nossas crianças que estão no espetro do autismo, é essencial evitar batalhas de controlo. Para que as nossas crianças se sintam totalmente em segurança, a salvo e prontas para interagir, tem que não haver nada contra o que lutar. Isto requer um quarto “sim”. (Todos os “não” bloqueiam a interação, quebram a confiança e fazem com que os nossos filhos sintam que têm que lutar para terem um sentido da sua própria autonomia e segurança).
3) Todos Os Brinquedos Em Prateleiras Altas. O objetivo não é dificultar a vida às nossas crianças; pelo contrário, queremos estimular a comunicação. As nossas crianças podem pedir qualquer artigo que queiram da prateleira, mas agora precisam de nós para os conseguir. Este estratagema não só promove a comunicação como também o coloca a si como parceiro e amigo do seu filho. Será o Buscador de Todas as Coisas!
Para as outras três características, veja o capítulo 13 do meu livro, Autism Breakthrough. Pode encomendá-lo aqui:http://www.autismbreakthrough.com/autism-breakthrough/order-here/
Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM
Autor, Autism Breakthrough
Nenhum comentário:
Postar um comentário