quinta-feira, 6 de março de 2014

As diferenças regionais

Postado por Maria Célia Becattini


Texto extraído de: Cartilha do Censo 2010

Historicamente, os indicadores sociais do Brasil têm apresentado diferenças marcantes entre as grandes regiões do país. Este padrão ocorre também na realização dos direitos das pessoas com deficiência.

A taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais de idade para as pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas registrou uma variação de 18,5 pontos percentuais. A menor taxa ocorreu na Região Nordeste, 69,7%, e a maior, na Região Sudeste, 88,2%. As regiões Norte e Nordeste ficaram, também, abaixo da média nacional que era de 81,7%. As regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste ficaram acima da média para o Brasil, alcançando 88,2%, 88,1% e 84,6%, respectivamente.





A taxa de escolarização para o grupo de 6 a 14 anos não variou muito entre as regiões. A diferença entre a maior e a menor taxa foi de somente 2,4%. Com exceção da Região Norte, que registrou uma taxa de 93,3%, as demais ficaram em torno da média nacional, que foi de 95,1%.



You may also like -
Convivendo com as Diferenças - SurdosPessoas com deficiência: um brevíssimo panorama histórico-socialConvivendo com as Diferenças - Deficientes Físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário