quinta-feira, 20 de março de 2014

Capacitação de 300 jovens com deficiência - UNEPE (Mato Grosso do Sul)



Postado por Maria Célia Becattini
20.03.2014, A Crítica

Acontece na terça-feira, às 9 horas no Teatro Prosa o lançamento do Projeto “Qualificação Profissional das Pessoas com Deficiência”. O projeto é desenvolvido pela Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento (Unepe) com o patrocínio da Petrobrás e vai promover a inclusão de 300 jovens com deficiência por meio de qualificação profissional.

A Unepe é uma entidade beneficente de assistência social, que atua há 33 anos no assessoramento de mais de 40 entidades e prefeituras de Mato Grosso do Sul, além de prestar serviços de atendimento, defesa e garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O evento vai reunir inúmeras entidades locais e nacionais que atuam na área de assistência social. Diversas autoridades já confirmaram presença, entre elas representantes da Petrobrás, o governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, o senador Delcídio do Amaral, prefeitos, deputados, vereadores, gestores da assistência social de diversos municípios, representante do Ministério do Desenvolvimento Social, das Apaes de Corumbá e Três Lagoas, além de profissionais da área, pessoas com deficiência e suas famílias.

Na abertura do lançamento, Naelson Ferreira, diretor-presidente da Unepe, apresentará a entidade e os objetivos do projeto. Já Elias Vieira de Oliveira, coordenador do programa Viver Sem Limites da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai falar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E a apresentação inicial fica por conta do Choro Opus Trio, com o espetáculo Descendo o Sarrafo.

Inclusão no mercado de trabalho

Através do projeto “Qualificação Profissional das Pessoas com Deficiência” serão feitas capacitações nas áreas de Informática Básica, Operador de Máquinas Copiadoras e Repositor de Mercadorias e Empacotador. As Inscrições já estão abertas e as aulas acontecem nos meses de maio, junho e julho. Serão disponibilizadas 20 vagas em cada curso, com carga horária de 180 horas.

Podem participar pessoas com deficiência entre 19 e 29 anos de idade que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental e/ou educação de jovens e adultos (EJA) ou outra modalidade (educação especial). O projeto terá a duração de dois anos com a previsão de mais duas etapas de cursos em 2015. Nos municípios de Corumbá, Três Lagoas e Sidrolândia, serão oferecidos cursos de Repositor de Mercadoria e Empacotador. Em Campo Grande os cursos são de Operador de Máquinas Copiadoras e Informática Básica.

Programa Petrobrás

A Unepe foi contemplada na seleção pública do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania. Participaram do processo de seleção 3.439 projetos de todo território nacional e apenas 130 foram selecionadas, sendo apenas três de Mato Grosso do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário