terça-feira, 18 de março de 2014

Equoterapia: conheça a terapia que usa o cavalo como recurso!


Postado por Maria Célia Becattini
17/03/2014
por Ana Leite




A Equoterapia é um grande sucesso. Há anos se utiliza do cavalo e de todo o contexto relacionado a este animal para trazer benefícios a pessoas com uma variedade de doenças ou deficiências.

A ANDE, Associação Nacional de Equoterapia, definiu a “Equo”: “É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”.

Pois é, vários profissionais participam do contexto da Equoterapia e acrescentam, até de forma simultânea, suas técnicas e conhecimentos (equoterápicos e específicos da área de formação) durante a interação do praticante com o cavalo. Praticante é o “paciente”, é a pessoa que pratica a “Equo” em busca dos seus benefícios. Se você um dia assistir uma sessão de Equoterapia, poderá ver até dois profissionais nas laterais do cavalo, ao lado do praticante; são esses profissionais de áreas distintas e que a partir de um plano terapêutico atuam em conjunto. Basicamente, é isso.



“A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.” A citação da ANDE explica de forma resumida tudo o que um praticante pode ganhar com a “Equo”. A terapia começa desde antes da montaria e pode se estender até a hora que o praticante não está mais montado e alimenta o animal.

Os praticantes na Equoterapia participam de “Programas”, ou seja, de fases que dependem das habilidades do cliente, mas não só delas:
Hipoterapia
Educação/Reeducação
Pré-Esportivo
Prática Esportiva Paraequestre

Cada uma dessas fases têm objetivos específicos e vão requerer do praticante e da equipe práticas específicas.

Se você se interessou pelo trabalho da Equoterapia e é profissional, é necessário fazer curso para estar apto para tal trabalho. A ANDE sempre promove cursos: olha aqui. Se você é familiar e gostaria de conhecer um centro de Equo no seu Estado, clica aqui.

Ah, se você é profissional e já trabalha com Equoterapia, que tal escrever mais detalhes e enviar para nós (contato@reab.me)? Ou quem sabe até, simplesmente comentar esse post e explicar melhor questões que você acha relevante para profissionais e familiares que querem entender mais? Espaço aberto para vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário