segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Estudo com mais de mil voluntários sugere que não há relação entre autismo e anatomia cerebral

Publicado por Maria Célia Becattini
Novembro de 2014

Akesak/Shutterstock


Pessoas com autismo têm fundamentalmente a mesma constituição cerebral daquelas sem a síndrome, constata o psicólogo e pesquisador Ilan Dinstein, da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel. Um dos autores do maior estudo de imagens neurais feito até hoje, ele afirma que pesquisas anteriores que tentaram explicar a síndrome por meio de diferenças no cérebro cometeram falhas graves.

Dinstein submeteu a ressonância magnética funcional mais de mil indivíduos entre 6 e 35 anos: 500 com o distúrbio e 500 saudáveis (grupo de controle). Ele e sua equipe dividiram cada cérebro (figurativamente) em 180 regiões e as investigaram minuciosamente, além de avaliar várias medidas anatômicas, como volume, área superficial e espessura de cada região (e não apenas o tamanho ou determinada estrutura, como a amígdala, por exemplo). E – pela primeira vez – examinaram metodicamente as diferenças dentro de cada grupo, em comparação com a heterogeneidade entre ambos, segundo os autores.

Os cientistas não encontraram nenhuma alteração estatisticamente significativa no volume do cérebro entre o grupo de controle e o de pessoas com autismo. O psicólogo alerta para o fato de que o órgão varia drasticamente de tamanho de uma pessoa para outra. A diferença pode chegar a 90% dentro de um grupo. Por incrível que pareça, ele garante, o cérebro de alguns é quase o dobro do tamanho do de outros.

Segundo os pesquisadores, hipóteses anteriores sugeriam que a síndrome poderia estar associada com maior quantidade de massa cinzenta intracraniana (o material do próprio cérebro) e de substância branca (tecido nervoso) ou com maior volume da amígdala. Alguns cientistas, por outro lado, consideraram que o transtorno poderia estar relacionado com menor cerebelo, corpo caloso e tamanho do hipocampo.

Dinstein mostra que esse tipo de pesquisa é inconsistente por vários fatores. Segundo ele, a utilização de amostras pequenas (20 ou 30 voluntários), a tendência a se concentrar em uma área específica do cérebro (como a amígdala), a pressão para publicar resultados positivos e o fato de não observar com cuidado as grandes diferenças anatômicas naturais entre cérebros podem distorcer os resultados. O psicólogo afirma que os cientistas não desconhecem esses fatos, mas muitos optam por não considerá-los nos estudos.

“Há resultados tão incongruentes que alguns grupos de pesquisa afirmaram ter encontrado amígdala maior em pessoas com autismo, enquanto outros apontaram o contrário”, alerta. Dinstein argumenta que o distúrbio engloba diferentes síndromes e se apresenta de várias formas, numa gradação que vai de leve a grave. “Não podemos ser ingênuos e esperar uma resposta única para todos os casos. Apenas medidas cerebrais não são suficientes para identificar o autismo. Suas origens, evidentemente, estão em vários lugares”, conclui no artigo publicado na Cerebral Cortex.

Leia mais

A teoria da mente
Para Uta Frith e Baron-Cohen, maior anormalidade do autismo é a incapacidade de elaborar sobre a mente alheia

Risco alto de autismo pode ser detectado aos 18 meses de idade
Estudo em larga escala com bebês consegue identificar sintomas do transtorno no primeiro ano de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário