terça-feira, 25 de novembro de 2014

Saiba um pouco mais sobre Cães Guias

Publicado por Maria Célia Becattini

Diversidade na Rua

Para pessoas com deficiência visual, um cão guia é mais do que um auxílio para a mobilidade. Ele se torna um parceiro, sendo responsável por auxiliar na locomoção de seu dono e em muitas outras partes de sua vida, criando uma relação de confiança entre ambos. Para isso o cão passa por um intenso treinamento, aprendendo a seguir diversas regras e comandos. Atualmente o investimento para a preparação de um cão e de seu dono é de dezenas de milhares de reais, tornando essa possibilidade inacessível para a maioria dos que necessitam, dada a baixa oferta.

Entre as habilidades ensinadas aos cães, destacam-se: manter-se firme, sempre à esquerda ou um pouco à frente de seu acompanhante; mover-se em qualquer direção quando ordenado; ajudar seu acompanhante a lidar com os transportes públicos; ignorar distrações (como pessoas, outros animais, cheiros); deitar silenciosamente enquanto seu acompanhante permanece sentado; reconhecer e evitar caminhos com obstáculos; sempre parar em topo ou pé de escadas até que receba uma ordem para seguir; levar seu acompanhante até os botões dos elevadores e obedecer aos comandos verbais de seu acompanhante. Outra habilidade essencial ensinada é a desobediência seletiva – ele nunca deve obedecer qualquer comando que possa colocar seu acompanhante em perigo.

Para conseguirem assimilar e executar tantas tarefas, os cães devem possuir algumas características que os tornem ideais para desempenhar esse trabalho, como força, inteligência, afabilidade e adaptabilidade. As raças Labrador, Golden Retriver e Pastor Alemão geralmente são designadas para serem cãos guias por possuírem essas características. O treinamento desses cães leva em torno de 2 anos, sendo um processo bem rigoroso e gradativo. Depois do treinamento é iniciado o processo de relação entre o cão e o seu dono, eles devem ser compatíveis e essa aproximação leva em torno de um mês, visto que o futuro acompanhante também deve ser treinado – além de passar por um processo “seletivo” antes.

Para obter um cão guia é necessário entrar em contato com ONGs especializadas, como Cão Guia Brasil, Associação Cão Guia de Cego, Projeto Cão-Guia SESI-SP e IRIS – Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social. A fila de espera para conseguir um cão guia possui em torno de 2 mil solicitantes e o interessado deve preencher certos requisitos básicos para entrar no processo de doação. Para saber mais sobre como obter acesso a um cão guia, acesse o link: http://www.sac.org.br/APR_CAO.htm


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário