quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Para educadores: transtornos mentais em crianças e adolescentes

Postado por Maria Célia Becattini

novembro de 2014
Livro Saúde mental na escola busca fazer uma ponte entre os profissionais de saúde mental e professores

Divulgação


Depois da família, o adulto mais próximo à criança e ao adolescente é certamente o educador. Coletânea de artigos sobre transtornos psiquiátricos na infância e adolescência, Saúde mental na escola – O que os educadores devem saber busca fazer uma ponte entre profissionais da saúde mental e professores. Em linguagem acessível a leitores não habituados a termos médicos, os capítulos assinados por psiquiatras e psicólogos que trabalham com crianças e adolescentes descrevem de forma pontual os sintomas dos problemas psiquiátricos mais frequentes na juventude: déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e dependência química precoce, entre outros.

Principal causa de incapacidade na população entre 10 e 24 anos de acordo com o índice Global Burden of Disease, da Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais têm relações muito estreitas com problemas de aprendizagem, com a evasão escolar e, consequentemente, com envolvimento precoce com drogas e com a criminalidade. Saúde mental na escola empodera o professor, reconhecendo-o como agente importante para detecção precoce de transtornos e encaminhamento para atendimento adequado.

Os autores desmistificam lugares-comuns sobre as doenças mentais. Um exemplo é o TDAH, que ganhou destaque na mídia nos últimos anos. Como diferenciá-lo da agitação ou saber que não é um reflexo de problemas familiares? “Transtornos” mais atribuíveis ao contexto de vida do jovem do que ao desequilíbrio neuroquímico devem ser medicalizados? Esses são alguns dos temas tratados com responsabilidade pelos textos organizados em livro pelos psiquiatras Rodrigo Bressan e Gustavo Estanislau, ambos da Universidade Federal de São Paulo.

Saúde mental na escola – O que os educadores devem saber. Gustavo M. Estanislau e Rodrigo Affonseca Bressan(orgs.). Artmed, 2014. 270 págs. R$ 68,00.

Leia mais
O que é transtorno mental?
Professor da Unicamp Mário Eduardo Costa Pereira questiona medicalização fora de controle no Café filosófico
Documentário acompanha ensino de filosofia no jardim de infância
A educação pela paz
Curso oferecido pela Prefeitura de São Paulo convida educadores a refletir sobre seu papel no combate à violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário