segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pai cria balanço portátil para filho autista interagir com novos ambientes

Postado por Mara Célia Becattini

Bruno, 4 anos, foi diagnosticado com a síndrome quando ainda era bebê.
Pai une a brincadeira com a possibilidade de conhecer novos lugares.


Pai e filho brincam em balanço em piscina (Foto: Leo Urnauer/G1)

A ideia de ver o filho autista feliz e interagindo em diversos ambientes fez com que o empresário Pablo Menezes de Souza, de 33 anos, mandasse fabricar uma versão portátil do brinquedo favorito do menino de 4 anos. Com um balanço criado apenas para ele, o pequeno Bruno se sente seguro e aproveita os finais de semana em família brincando com o que mais gosta em lugares como cascatas, florestas, campo de futebol ou até mesmo dentro da piscina. O autismo tem por característica os interesses restritos, o apego por rotinas e por brincadeiras repetitivas.
saiba mais
GALERIA DE FOTOS: pai cria balanço
portátil para filho autista no RS


"Eu montei o balanço com o intuito de fazer ele feliz em qualquer lugar. O sorriso dele e o beijo que ele me dá antes de sentar no brinquedo pagam todo o sacrifício, tudo é lucro. Além disso, queria levá-lo em todo lugar que acho maravilhoso, quebrar a rotina", explica o pai, que mora com a família em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Balanço é desmontado em cinco partes e levado
em caminhonete (Foto: Leo Urnauer/G1)

O sacrifício é mesmo grande, já que o brinquedo é composto por um total de cerca de 12 metros de ferro. Podendo ser dividida em cinco partes, a estrutura é levada na caminhonete da família e montada pelo pai cada vez que chega ao ambiente escolhido para o filho conhecer.

Bruno foi diagnosticado com autismo quando tinha 1 ano e 7 meses. Os sintomas incluem algumas dificuldades, como olhar nos olhos das pessoas, mudar o foco da atenção, se comunicar e ter interesse por outras crianças. O grau do menino é o mais leve do distúrbio.

Desde o diagnóstico, ele faz tratamento com fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista. Além disso, recebe todo o suporte dos professores e profissionais da Escola Espírito Santo, onde estuda emCanoas. A cada ano, a família diz notar a melhora de Bruno na interação com outras pessoas e no próprio desenvolvimento da comunicação, já que o autismo também se caracteriza pelo desenvolvimento atrasado da fala.

Pablo brinca com Bruno em campo de futebol
(Foto: Reprodução/RBS TV)

A ideia do balanço também surgiu para ter mais momentos em família. Pablo é casado com Margarette Carvalho com quem tem outros dois filhos: Leonardo, de 11 anos, e Valentina, de 1 anos e 6 meses.

"A gente viajava bastante em família e tentei unir todo mundo com a ideia. É difícil interagir com os irmãos só no balanço. Mas como é portátil, a gente leva o balanço para onde quer, e ele acaba também interagindo com outros ambientes e brincadeiras como na cachoeira, na piscina e até no barro", explica o pai.

O pai decidiu fazer o brinquedo móvel quando a família percebeu que o menino sempre escolhia o mesmo balanço e se sentava na mesma direção no condomínio onde mora. Quando tentavam trocá-lo de posição ou de assento, brigava e chorava. Assim, foi só ele se acostumar com o estrutura móvel que ele passou a brincar em diferentes ambientes sem o estranhamento de um novo balanço.

A mãe conta que as viagens para diferentes locais levando o brinquedo portátil são uma curtição para toda a família. "É muito gratificante. Todo o nosso sacrifício é para ver o sorriso do nosso filho, para vê-lo feliz fazendo o que gosta, brincando com que gosta, que é o balanço. E ele vai a lugares diferentes, interage com a natureza, faz coisas diferentes dentro do que ele gosta", diz Margarette.

Para o chefe de neuropediatria do Hospital de Clínicas em Porto Alegre, Rudimar Riesgo, o método do balanço é válido, mas não é um tratamento para o autismo. "Brincar é extremamente importante para qualquer criança. É uma ideia bárbara de um pai que está fazendo tudo aquilo que ele pode, mas não é um tratamento. A gente vê essas imagens em lugares inusitados e tudo foi muito bom, mas óbvio que junto com isso deve haver a supervisão de algum profissional para que o pai consiga mais resultados", explica.

Alegria do pequeno Bruno é andar de balanço (Foto: Leo Urnauer/G1)

Combatendo o preconceito
Para Pablo, não bastava só ver o sorriso do filho ao poder brincar com o balanço em qualquer lugar. Ele ainda tinha a pretensão de combater o preconceito do qual o próprio Bruno já foi alvo e divulgar informações sobre autismo. Já que possuía uma conta no Instagram, começou a postar fotos e legendar com informações sobre a síndrome.

"As pessoas, na maioria das vezes, não têm noção como é um autista. Esse também é um dos meus medos. A minha ideia era atingir quem discriminava. Começei então a produzir fotos melhores porque eu pensava: se a foto estiver boa, vai chamar atenção e a pessoa vai ler a legenda e a informação sobre o autismo que eu tenho para transmitir", explica.

Pablo diz que receber beijo do filho paga todo
o sacrifício (Foto: Leo Urnauer/G1)

Os comentários mostram que o objetivo está sendo atingido. Seja por críticas ou por elogios, as postagens têm motivado os seguidores a discutirem sobre o assunto. Alguns elogiam a atitude de Pablo, mas outros dizem que Bruno está sendo exposto demais pelo pai. "Eu não tenho vergonha do meu filho. Só o fato de ficar escondendo já mostra um preconceito e uma opressão", rebate.

O número de seguidores aumenta a cada dia e já chega a 3 mil. A fotos mostram Bruno em diversos lugares como uma lavoura de arroz, uma estrada em Camaquã e uma cascata emAgudo, pequeno município da Região Central do Rio Grande do Sul. Sempre acompanhado do brinquedo inseparável que fizera a história ganhar popularidade: o balanço.

"Eu aprendi muito com um filho com autismo que a gente tem que viver um dia depois do outro e ser feliz toda hora. Se ele gosta de andar de balanço é o que eu vou fazer. Ser feliz é o que importa", finaliza.

Família foi até Agudo e levou o balanço de Bruno (Foto: Arquivo Pessoal/Pablo Menezes de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário