segunda-feira, 19 de maio de 2014

INCLUSÃO: DIFERENTES ESTILOS DE PERSONALIDADE QUE NOSSOS ALUNOS APRESENTAM EM SALA DE AULA


Postado por Maria Célia Becattini






DIFERENTES ESTILOS DE PERSONALIDADE QUE NOSSOS ALUNOS APRESENTAM EM SALA DE AULA

A personalidade é única, distinta e especial em cada sujeito sendo a união entre o temperamento e o caráter de cada um. Em sala de aula, temos alunos com distintas personalidades que podem ser classificadas como:

- personalidade histérica: sãos aqueles alunos com forte teatralidade e plasticidade corporal cujas relatos são ricos em conteúdo e emoção. São ingênuos sendo vistos como eternos adolescentes. Seus conflitos mais frequentes são com problemas com o corpo e em relacionamentos afetivos.

Sua personalidade é muito favorável para aprender pois tiram as dúvidas sempre, está sempre em cena e não relaxa e se preocupa em melhorar sempre. Apesar da área intelectual não ser o seu forte, mostrar o que sabe é um grande incentivo para este estilo.

A angustia e o fato de não ser o centro das atenções ameaçam o seu estrelato e, não receber aplausos, pode atrapalhar o seu rendimento escolar. Não costumam se dar bem em atividades no laboratório e em bibliotecas.

- personalidade fóbica: são aqueles alunos inquietos, tem muita necessidade de afeto e de movimentar-se o tempo todo sem que sejam impedidos. Evasivos, não lidam bem com a angustia e podem desenvolver fobias. Quando encurralados, ficam paranoicos e são capazes de qualquer coisa para escapar podendo até demonstrar condutas agressivas.

Gostam de independência, funcionam bem em atividades autônomas e com mobilidade. São criativos e não gostam de rotinas. Pelo seu modo de ser, provocam nos outros sensações de ternura e proteção. Para aprender não fica horas sentado, precisam de mobilidade, de escrever e fazer esquemas. O tempo de estudo é curto mais intenso. Estudam em vários ambientes mas, se não forem acompanhados, podem se perder com facilidade. Sua incomodação interna também incomoda os outros. Tem um bom rendimento em atividades de pesquisa pois são curiosos e criativos.

- personalidade obsessiva: estes alunos gostam da ordem e de controlar o mundo externo. Tem medo de mudanças, necessitam de organização e previnem situações de maneira rígida e fantasiosa. Lidam bem com conceitos abstratos como enciclopédias e apresentam uma memória admirável. Separam o afetivo do pessoal e suas relações afetivas são formais, rígidas e custam a ser espontâneas. Precisam de ajuda mas não pedem.

A obsessividade gira em torno de rituais, costumam sentir-se perseguidos, olham e julgam tudo e a todos, não discriminam o fundamental do acessório e tem ansiedade. O que consideram útil fará com motivação, ordem e sistematização podendo apresentar algum traço de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

São bem sucedidos em atividades que exijam sistematização, quantificação e previsão como estatística, matemática e contabilidade mas, para um bom rendimento, as ordens tem que ser claras e precisas. Se fixam em datas e lugares e detalhes que para nós são irrelevantes. Às vezes, parecem funcionar como uma enciclopédia.

- personalidade psicótica: são impulsivos e não pensam antes de agir. Fazem coisas para satisfazer os seus desejos, não toleram a frustração e tem regras próprias. Se aborrecem e tem tédio com facilidade. Demonstram a necessidade de sempre fazer algo que provoque tensão, mau humor e irritabilidade. São sociáveis, sedutores, encantadores, acreditam que os fins justificam os meios e podem ser vingativos.

Seu pensamento é concreto, literal e autodestrutivo. A impossibilidade, de pensar antes de agir, gera problemas de aprendizagem pois seu objetivo é a autogratificação a qualquer preço podendo, na adolescência, leva-los a problemas com a lei.

- personalidade depressiva: existe uma diferença marcante entre pessoas depressivas (que despertam compaixão) e personalidades depressivas (que causam cansaço). Estes alunos apresentam baixa autoestima, autocensura, são rígidos, sentem excessiva culpa e necessitam de contato físico e segurança nos vínculos.

Tem pouca autonomia o que prejudica o rendimento escolar, sensibilidade excessiva, mania de perseguição, negam a realidade e se recusam a fazer as atividades dizendo que não sabem fazer e querem tudo pronto. Como não conseguem cumprir as expectativas, deles e dos outros, se frustram com facilidade e tem atitudes para chamar a atenção.

- personalidade esquizoide: são observadores, austeros e com ideal de vida alto assim como sua consciência moral. Não compreendem o que não tem lógica, discriminam o fundamental do acessório, trabalham bem sozinhos, não gostam de horários fixos e de controle. Custam a expressar seus sentimentos.

Evitam conflitos e seu rendimento é melhor em tarefas individuais que requeiram capacidade de abstração pois são autoexigentes. Na aprendizagem são excelentes observadores da realidade teórica, demonstram falta de controle emocional, não tem empata e apresentam facilidade na análise da informação.

FONTE: DISCIPLINA DE FATORES DE APRENDIZAGEM – MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FUNIBER

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